- Tempo estimado para leitura deste texto: 3 minutos

Todos podem ser vítima de spoofing de número de telefone. Os golpistas podem disfarçar facilmente seus números de telefone e ligar com falso propósito, esperando enganar você e conseguir dinheiro ou informações pessoais valiosas. Aprenda a se proteger contra o spoofing de identificador de chamadas e como um aplicativo de segurança móvel pode bloquear os golpistas e manter você seguro.

Você pode se tornar uma vítima de spoofing de duas maneiras diferentes: ao receber telefonemas falsificados de golpistas, ou quando os golpistas usam seu número de telefone para fazer spoofing de outras vítimas.

Continue lendo para descobrir o que você pode fazer para parar de receber telefonemas de spoofing e como impedir que os golpistas façam spoofing de seu número de telefone.

O que é spoofing de telefone?

Spoofing de telefone é quando alguém (geralmente um golpista) disfarça seu número de telefone real com um número diferente para que a chamada pareça vir de outra pessoa. Os golpistas normalmente procuram acessar informações pessoais ou vender um serviço desnecessário.

Devido ao aumento de chamadas automatizadas, muitas pessoas não atendem mais chamadas de números desconhecidos. Os golpistas usam o spoofing de identificador de chamadas para contornar esse hábito – spoofing de vizinhança Ã© quando um golpista faz spoofing de um número com o mesmo código de área que o de sua vítima. Assim, a vítima pode se enganar e pensar que a chamada é de um amigo ou empresa local.

O uso das técnicas de spoofing não é muito difícil e nem ilegal, então não é surpreendente ver que as variações como spoofing de IP se tornaram comuns. Aprender mais sobre spoofing é a melhor maneira de identificar os indícios e não se tornar uma vítima de spoofing.

Como o spoofing de telefone funciona?

O spoofing de telefone geralmente funciona por meio de VoIP (voz sobre IP) para fazer chamadas telefônicas pela Internet e não pelas redes telefônicas tradicionais. Com muitos serviços VoIP, como o Skype, nenhum software é necessário para fazer spoofing bem-sucedido de uma chamada, você pode configurar o número de saída exibido na hora de configurar sua conta.

Por que o spoofing de telefone é perigoso?

O spoofing de telefone celular e telefone fixo é perigoso porque aproveita as técnicas de engenharia social para manipular vítimas para revelarem as informações pessoais ou a depositarem dinheiro. Manipulação desse tipo é uma forma de phishing conhecida como phishing de voz.

Considere este exemplo de spoofing de telefone: Um golpista descobre a quais instituições de caridade seu alvo faz doações e depois usa spoofing para parecer chamando do número real de uma dessas instituições. O golpista pode afirmar que está chamando para confirmar as informações de contato da vítima antes de pedir uma doação para a caridade.

Em um cenário semelhante, um golpista pode fazer com que a chamada pareça ser da Receita Federal. Assim, ele pode tentar convencer seu alvo a revelar informações pessoais, como seu CPF. Depois, o caminho para roubo de identidade e fraude está aberto.

Se alguém pedir seu CPF/número de segurança social, isso é um sinal de alerta, mas os golpes de spoofing nem sempre são tão fáceis de reconhecer. A chamada falsificada pode parecer vir de um centro de assistência técnica e podem pedir que você responda a perguntas de segurança para verificar sua identidade antes de conversar com um agente.

Se um hacker obtiver essas informações pessoais, ele pode usá-las para responder às suas perguntas de segurança em outros sites ou para aumentar as chances de quebrar suas senhas.

Como impedir spoofing de telefone

Existem várias técnicas que você pode usar para evitar as chamadas de spoofing. Algumas das técnicas usadas para evitar chamadas automatizadas também podem ajudar a combater spoofing. Comece com as seguintes etapas:

  • Se você está nos EUA, faça uma reclamação à FCC (Federal Communications Commission – Comissão Federal de Comunicações) e denuncie as chamadas indesejadas à FTC (Federal Trade Commission – Comissão Federal de Comércio).
  • Se você não reconhecer o número de uma chamada recebida, não atenda. E se for uma chamada perdida, não retorne a ligação.
  • Evite divulgar o seu número de telefone on-line. Se ele não for obrigatório em um formulário on-line, não o preencha.
  • Remova seu número de telefone de perfis nas redes sociais.
  • No seu telefone, bloqueie manualmente os números de chamadas indesejadas.
  • Confie em seu instinto. Se a pessoa parecer estranha ou solicitar informações pessoais, desligue.
  • Evite sorteios ou rifas on-line. Esses sites geralmente vendem dados pessoais, como números de telefone.

Essas dicas podem ajudar a identificar e evitar as chamadas de spoofing, mas você também deve tomar cuidados adicionais. Um aplicativo de segurança móvel ajudará a proteger você contra fraudes e malwares em dispositivos móveis.

Tags:

Proteja-se de golpes pela internet e outros meios digitais
Proteja-se de golpes pelo tefone fixou ou celular
Não seja enganado
Proteja-se de golpes com veículos
Proteja-se de golpes com terrenos e imóveis.